Compromisso com a verdade e contextualização. Lemas proferidos pelas assessoras de imprensa Cátia Bandeira, Patrícia Comunello e Gládis Berlato durante a aula-exposição da terça-feira, 25, na cadeira de Assessoria de Imprensa da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.
Com o intuito de aproximar os alunos dos valores e desafios diários de um profissional da área, as convidadas contaram experiências e esclareceram dúvidas sobre a atividade. “O trabalho de assessor não se distingue das características que fundamentam o jornalista de redação”, ressalta Gladis Berlato. Ela afirma a necessidade de estar bem informado e entender a conjuntura que abrange a informação para torná-la notícia. Gladis tem 30 anos de mercado e possui seu próprio9 negócio - Froes & Berlato Associados - que atende clientes empresariais em âmbito nacional e internacional.
Cátia Bandeira, proprietária da BH Comunicações, relata ter passado 15 anos em redação de jornal, e com isso, aprendido a respeitar e entender a demanda do seu público alvo como assessora: “O jornalista tem tempo para o fechamento do jornal, interesses específicos e quer tudo com agilidade e facilidade. É preciso tratá-lo como gostaríamos de ser tratados”.
A epidemia do vírus H1N1 foi um laboratório reverso de assessoria de imprensa. Patrícia Comunello é assessora do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers). Ela defende que, ao gerenciar uma crise, deve-se escolher não só o momento, mas também a informação cabível para a divulgação do fato. “Passamos meses divulgando a necessidade de equipar os hospitais, mobilizando a imprensa para a necessidade de preparação, mas só foi noticiado o desastre quando consumado”. O assessor deve zelar pela imagem do seu produto e prever conseqüências.
Cada vez mais é preciso entender que não há restrições nas tarefas do profissional de comunicação. Quem tem sensibilidade e humildade, consegue fazer um bom trabalho. “Não é vergonha nenhuma servir cafezinho, é uma gentileza”, diz Cátia. Afinal, Tão difícil quanto prospectar os clientes é mantê-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário