Facilidade de crédito, compras a prazo com juros baixos e redução de impostos sobre produtos novos. São muitas as vantagens e meios de comprar bens de consumo no comércio varejista. Com a competitividade desleal deste mercado superaquecido, as casas de conserto de produtos usados começam a desaparecer das cidades. Os microempreendedores preferem abrir filiais de marcas conhecidas ou revender produtos com o aporte de grandes organizações. A qualificação nesse mercado chega com apoio de cursos preparatórios gratuitos e dicas dos setores mais lucrativos para investir com baixo capital.
Na Zona Sul de Porto Alegre, entretanto, ainda é comum encontrar casas de conserto. Em um mercado ditado pela inovação e consumo descartável, tudo ainda pode virar novo com pequenos ajustes nas mãos de artesãos. Estofados, sapatos e aparelhos eletroeletrônicos são renovados em locais especializados. A maioria das pessoas mantém o empreendimento da família, oficio passado por gerações. Os entrevistados pelo Famecos Online 1 afirmam continuar no ramo por falta de opção e relatam as dificuldades do negócio.
Na época do natal, diferentemente do comércio de rua, o movimento cai. Ruth Vargas, dona de uma estofaria, diz ter perdido dois funcionários no mês de novembro. Por pagar salários baixos, os ajudantes preferiram trabalhar com contratos temporários em lojas populares no centro da cidade. “A comissão atrai as pessoas para o trabalho de fim de ano, a barriga fala mais alto”, afirma. Na Sapataria 71 da rua Nonoai, bairro Nonoai, Jefferson Sampaio, 16 anos, diz que os preço dos ajustes mal cobrem o custo do material e, muitas vezes, a loja precisa arcar com a dívida de arrumar um produto e o cliente não ir retirá-lo: ” A gente guarda o sapato por alguns anos, mas quando não cabe mais no estoque, vende por um preço baixo ou da para os necessitados”.
Confira quatro histórias de pessoas que trabalham com conserto na Capital, nos drops das Histórias em Conserto:
http://www.youtube.com/watch?v=dGCQwADwIK8&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/user/chimastropy#p/a/u/1/vz40vipU6sI
http://www.youtube.com/watch?v=7RRzUOqP-zM
http://www.youtube.com/watch?v=cot8VNFFi2w
Nenhum comentário:
Postar um comentário